segunda-feira, 28 de abril de 2008

a galinha pintalgada


A galinha pintalgada 1ºano Eb1 Vila Nova de S. Bento
A galinha pintalgada e os seis pintainhos





Numa casinha pequena e muito acolhedora, vivia com os seus seis filhotes, a galinha pintalgada.

Um dia do mês de Maio, a galinha saiu para o campo para apanhar as espigas de trigo que tinha semeado. Havia muito calor, a família estava cansada e… quando apareceu o Cão Malhado a galinha perguntou-lhe:

Galinha- Ajuda-nos a apanhar o trigo, estamos tão cansados.

Cão – Eu? Eu não, tenho muito calor e vou dormir uma folguinha…

A galinha e os filhos ficaram tristes, mas logo logo viram aproximar-se a Cabra Gordinha e ficaram felizes.

Pintainho Inês- Cabra Gordinha, ajuda-nos a apanhar as espigas de trigo.

Cabra Gordinha - Eu? Eu não, não faço esse tipo de trabalho…

Mais uma vez ficaram muito tristes. À tarde quando iam para o moinho encontraram o Porquinho Cinzento.

Pintainho Rui- Porquinho Cinzento, ajuda-nos a levar as espigas de trigo até ao moinho.

Porquinho Cinzento –Eu? Eu não posso, estou atrasado para o jantar.

Mais à frente encontraram a Vaca Branquinha.

Pintainho Rodrigo Valente – Vaca Branquinha ajuda-nos a carregar a farinha…

Vaca Branquinha – Eu? Eu não posso, não quero sujar os meus cascos com farinha…

Quando voltavam a casa, com os sacos cheios de farinha, encontraram o Cavalinho Castanho.

Pintainho Francisco Veredas- Ajuda-nos Cavalinho Castanho, a farinha pesa tanto…

Cavalinho Castanho – Eu? Eu não, nas minhas costas não levo farinha nenhuma.

Quando chegaram a casa, resolveram fazer um bolinho… quando iam bater o bolo, viram passar perto de casa o gato amarelo e chamaram-no:

Pintainho Ana Sofia - Gato Amarelo, ainda bem que apareces, ajuda-nos a bater o bolo.

Gato Amarelo - Eu? Eu não, dá-me impressão mexer na massa…

Quando iam untar a forma, apareceu à janela o Coelhinho Maroto e um dos pintainhos disse-lhe:

Pintainho Daniela - Coelho Maroto, ajuda-nos a untar a forma do Bolo.

Coelho Maroto – Eu? Eu não, vou comer uma cenoura…

a Ovelha Fofinha…

Galinha – Ovelha Fofinha, ajuda-me a untar a forma…

Ovelha Fofinha – Eu? Eu não…não quero sujar a minha lã com farinha…

Só faltava meter a forma no forno, passou então o Cabritinho Encaracolado.

Galinha – Cabritinho, preciso que me ajudes a meter o bolo no forno.

Cabritinho Encaracolado – Eu? Eu não, vou correr pelos campos verdinhos…

Quando o bolo estava pronto, os animais aproximaram-se da casa, seguindo o cheiro…

Todos – Cheira tão bem…

Galinha – Quem apanhou o trigo? Quem o levou ao moinho? Quem transportou a farinha? Quem bateu o bolo? Quem untou a forma? Quem meteu o bolo no forno?

Todos – Foram vocês ….

Galinha – Então somos nós que comemos o bolinho...



História adaptada para a Turma A do 1º Ano da Escola de Vila Nova de S. Bento

Fevereiro de 2008

7 comentários:

Anónimo disse...

Última frase da história: "Então é nós que comemos o bolinho"
Gosto muito da ideia! Só não posso concordar com a incorrecção da frase.Acresce o facto de ter sido dada a crianças de 1.º ano de escolaridade que, deveriam, pelo menos na escola, ter direito a um português correcto.

margaridamonge disse...

Desculpe o engano e muito agradecida pela chamada de atenção.
Margarida

Anónimo disse...

Está mesmo gira a história. Beijinho da sobrinha Bea

Anónimo disse...

Penso que qualquer professor do 1º ciclo sabe que o sujeito tem que concordar com o verbo. Parece-me que «Então é nós que comemos o bolinho» é demasiado básico, notando-se, por isso, que não passa de uma distracção da parte de quem escreveu (certamente não voltou a ler).
Acresce sabermos que todos erramos...mas é bom ter consciência que os alunos têm direito a um português correcto e que existem muitas formas de criticar...destruir talvez não seja a melhor forma,

Anónimo disse...

Lamento que a minha crítica tenha sido interpretada como destrutiva. Longe de mim fazer tal coisa. Também não me parece que a Margarida a tenha interpretado como tal. E se é verdade que todos erramos (concordo), também é verdade que um professor, seja de que ciclo for, tem de redobrar a atenção para este tipo de "erros" ou "distracções", como lhe queiram chamar. (penso que concordará)

Anónimo disse...

Agradeço a chamada de atenção,continue a comentar. É isto que nos ajuda a crescer.
Cumprimentos

Belinha disse...

Parabéns pelo Blog!
Para quem trabalha quase todos os dias directamente contigo, e sabe como as actividades costumam decorrer com a turma difícil que tens e com alunos com NEE de carácter permanente, acho que fazes um excelente trabalho. O que aqui tens é apenas uma pequena amostra da grande professora que és e da pessoa também. Não ligues a todos os comentários da mesma forma. Aprendemos com todos eles, os bons e os menos bons.Só favorecem a nossa autoestima, porque, pelo menos falaram de ti, bem ou mal deram-te atenção.Beijinhos